Sou o Luís Salvador, biólogo e fotógrafo português especializado em fotografia documental, natureza e de viagem, com uma licenciatura em Biologia pela Universidade do Algarve. Embora o meu percurso profissional tenha evoluído para lá do lado prático da ciência, a minha curiosidade e dedicação na conservação do mundo natural aliado à valorização das comunidades rurais continuam a ser o foco na minha viagem artística.
e no ano passado, montei-me numa bicicleta e embarquei num jornada de sensibilização para as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.
Através da fotografia documental, e enquanto viajava de bicicleta de Portugal para os Países Baixos, foquei-me em colaborar com organizações que estão ativamente envolvidas na luta contra alterações climáticas, na proteção ativa do ambiente e com projetos para reverter a tendência da perda de biodiversidade.
O objetivo deste projeto foi usar o poder da narrativa visual sobre esses desafios, destacando as soluções e iniciativas que oferecem esperança para um futuro melhor.
E agora conto convosco para inspirar a comunidade a dar prioridade à ação climática, a uma economia mais sustentável e aos esforços de conservação da natureza!
Mas primeiro, vamos conhecer as histórias…
Wasteland
Em 2019, com a ideia de quebrar as tradições natalícias, o António e a Vivi pegaram em alguns sacos, e cada um com o seu par de luvas sairam à rua em busca de lixo, nascendo assim o Projeto Gea, movimento dedicado a sensibilizar para a prática de medidas ambientais, promovendo a sustentabilidade e a economia circular como solução. 5308kg (de lixo recolhido) depois, continuam a fazê-lo.
Coimbra, como boa parte do território português, é uma região dominada por habitats já muito degradados e extensas monoculturas, sobretudo de eucaliptal. Para além do alto risco de incêndio que lhe é conhecido, também têm associado um empobrecimento da biodiversidade, que por sua vez aumenta o risco de erosão dos solos.
Se este mar de eucaliptos assusta, então descobrir pontuados verdes de floresta nativa que por orgulho lusitano tendem fazer frente a estes invasores dá-nos aquele sentimento de marinheiro quando encontra terra depois de meses a navegar.
Para além de uma exposição pretende-se criar eventos e atividades com a sustentabilidade, proteção da biodiversidade como pano de fundo.
Vai então uma lista de sugestão de eventos que podem ser realizados no vosso espaço. De notar que estou disponível para uma reunião de forma a discutirmos estes e outros conceitos / ideias que possam surgir!
01 02 03 04 05 06 07 08 09
Exposição fotográfica temporária Workshop sobre economia circular Tertúlia sobre viagens + sustentáveis Palestra com associações da região Campanha de recolha de lixo Showcase de projetos artísticos Meetup de viajantes (de bicicleta) Doações a organisações Venda de prints